Produtor
Château de Valcombe
Temperatura de Serviço
16ºC
Safra
Sob consulta no chat ou e-mail
Visual
Rubi Pleno, jovem e ainda violáceo. Apresenta intensidade alta, densidade média para menor.
Olfativo
O primeiro ataque é de frutas vermelhas maduras e de frutas negras maduras. Logo em seguida surgem aromas de especiarias (canela, cravo, alcaçuz), terrosos (argila, terra molhada, talha d’água) e uma boa pegada mineral. Com algum tempo de taça, começam a aparecer aromas de chocolate, manteiga de cacau e violetas, terminando num delicioso toque balsâmico. Lembre-se, por ser um vinho biodinâmico, é necessário ser aberto ½ hora antes de ser degustado para que esses aromas “despertem”.
Gustativo
Impressionante estrutura e complexidade para um vinho “natural”. Os principais elementos (acidez, álcool e taninos) estão muito presentes e marcantes. Apesar de jovem, não apresenta amargor nem arestas. O corpo é médio alto, com intensidade alta, persistência média longa e ótimo equilíbrio. A boca difere do nariz, com uma pegada mais quente de frutas passadas e muito condimentado. Depois de um tempo surge um delicioso toque de goiabada cascão.
Harmonização
Este vinho pede (implora) por pratos feitos com ervas (tomilho, sálvia, orégano, manjericão, manjerona...). Desde as carnes (bovinas, aves e pequenas caças) até as massas secas, passando pelos legumes. A Culinária Provençal e a Culinária Árabe básica são ótimas opções. Empadões, empanadas, quiches, fritadas e cuscuz também combinam. Pense em dieta mediterrânea e deguste com este vinho